Dicas Para Um Bom Estudo

18:30


Olá a todos!!!
Esta altura do ano é mesmo muito stressante para a maior parte de nós, que somos estudantes, porque ou começamos com os exames ou então estamos cheios de testes e trabalhos para entregar. Mas existem maneiras de mantermos a calma e de sabermos como estudar de forma a conseguirmos obter os melhores resultados possíveis.
Sendo assim, deixo-vos algumas sugestões de organização/estudo que resultam muito bem comigo:

    • Organização- Para mim é fundamental ter tudo muito bem organizado, sejam as datas dos testes, ou a entrega de trabalhos, ou até mesmo as minhas saídas com os meus amigos. Para tal, uso uma agenda onde anoto todas estas informações. Podem optar pelo formato em papel (eu sou fã deste tipo) ou então utilizarem a aplicação da agenda do vosso telemóvel;
    • Comportamento na sala de aula- É muito mais fácil termos um bom estudo em casa se nas aulas estivermos com atenção ao que o professor diz, pois vamos estar a absorver melhor a matéria, e assim, não vamos ter de nos matar a estudar. Uma coisa também muito importante é que estejamos sempre a par da matéria para não stressarmos imenso na véspera do teste/exame;
    • Estar confortável a estudar- Quando chego a casa da escola e tenho que ir estudar o que mais gosto de fazer é mudar de roupa. Geralmente, opto por um par de leggings com uma camisola/t-shirt XXL e depois vou para a secretária sempre com uma manta nas pernas, porque nesta altura do ano passo imenso frio no meu quarto. A nível do cabelo (mais para as meninas que têm cabelo comprido) gosto de o prender num rabo de cavalo ou então num messy bun;
    • Horas produtivas- É muito importante que percebamos a que horas é que somos mais produtivos no nosso estudo, porque estudar só porque "tem de ser" não nos leva a lado nenhum.Por exemplo, eu sou mais produtiva de manhã, ao final da tarde e à noite, por isso, planeio o meu estudo para essas horas. Vejam quais são as vossas e vão ver que o estudo irá render muito mais;
    • Ouvir música- Uma coisa que me ajuda imenso a concentrar e a entrar no mood do estudo é ouvir música. Costumo ir ao Spotify à categoria "Focus" e meto uma playlist a dar, só mesmo para não me sentir tão sozinha enquanto estudo. Para mim, as músicas que mais beneficiam o meu estudo são aquelas que não têm voz, porque assim não tenho aquela vontade de cantar;
    • Resumos/Exercícios- Visto que sou uma aluna de Línguas e Humanidades, a melhor forma de estudar para mim é realizar resumos das matérias das diferentes disciplinas que tenho. Uma coisa que tenho sempre em atenção, quando os faço, é a escolha das cores dos marcadores que uso para sublinhar. Geralmente escolho marcadores amarelos e, como não gosto de ter muitas cores nos meus apontamentos porque isso distrai-me imenso, fico mesmo só por esta cor. Mas se tiverem disciplinas/cadeiras que são mais práticas aconselho-vos a realizarem exercícios às mesmas para praticarem;
    • Fazer pausas- Não acreditem que é possível estudar 5 horas seguidas sem dar em maluco, se o fizerem o vosso estudo provavelmente não vai ser muito produtivo. Assim sendo, é muito importante que façamos pausas no estudo de 15 ou 20 minutos, onde podemos aproveitar e ir às nossas redes sociais, ou comer alguma coisa, ou até mesmo, vermos um episódio da nossa série preferida (aconselho imenso que vejam "Modern Family").
    • Hidratação/Cafeína- Outra coisa que não pode faltar na minha secretária é água. Mantenham-se hidratados enquanto estão a estudar, ou então preparem um café porque a cafeína vai manter-vos acordados e com mais energia para enfrentar este período tão cansativo que ai se avizinha!

É claro que as minhas sugestões não são uma receita mágica que garante o vosso sucesso escolar, mas espero que elas sejam muito úteis para vocês.
Beijinhos e boa sorte!!!

You Might Also Like

0 comentários